Associação das Empresas de Transporte Turístico e fretamento de Santa Catarina

ÁREA RESTRITA

Notícias

A Mobilidade e o Fretamento, por Nilton Pacheco

20/11/2014


Nilton Pacheco, presidente Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de SC

Não é nada incomum grandes cidades do Brasil e do mundo apostarem no fretamento como solução à mobilidade urbana. Esta modalidade de transporte aposta nos ônibus de turismo para o traslado de funcionários de empresas, condomínios, escolas e universidades. Apesar de a medida representar com cada veículo fretado 21 automóveis a menos nas ruas, o poder público ainda não olha com a devida atenção aos benefícios que esta opção traria para nossas rodovias. Além de aliviar o tráfego, também é ecologicamente correta, representando menor consumo de combustíveis e emissão de poluentes. Isso sem falar na economia aos que contratam o serviço - o custo do transporte fretado dos funcionários é em média 15% mais caro do que o vale-transporte, porém com a vantagem da diminuição quase total de faltas ou atrasos causados pelo problemático transporte coletivo de nossas cidades.

Temos no Sapiens Parque, na Grande Florianópolis, um exemplo ideal caso o fretamento fosse uma realidade na região. Localizado no norte da Ilha de Santa Catarina, este polo tecnológico prevê em 10 anos cerca de 30 mil trabalhadores atuando no local. Não deixa de ser perturbador imaginar a rodovia SC-401, a única que dá acesso ao complexo, suportando toda essa gente. Cobramos do poder público a regulamentação desta atividade e registramos avanços, mas infelizmente a passos lentos. Trata-se de um serviço incentiva as pessoas a deixarem seus carros e motos em casa. Sem contar que os fretados transitam também aonde o transporte convencional não chega, e em horários determinados pela demanda dos colaboradores.

Temos reivindicado incentivos ao fretamento, como redução das taxas operacionais e da onerosa carga tributária, de olho na modernidade do transporte de passageiros, que faz com que seja necessário incluir o fretamento. A Aettusc está à disposição para discutir com todos o planejamento do uso desta modalidade e auxiliar nossas cidades a ter uma locomoção desenvolta e de acordo com os novos tempos.




Nilton Pacheco, presidente Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de SC



Fonte: 

http://www.adjorisc.com.br/artigos/artigo-a-mobilidade-e-o-fretamento-por-nilton-pacheco-1.1517398#.VG32ZfnF_-t

Rua Jamily Elias, nº 20 - 1º andar, sala 2 - Roçado - São José/SC - CEP: 88108-310
Telefone: (48) 3047-0095 - Fax: (48) 3047-0095 - aettusc@aettusc.com.br